Resenha: Os 13 Porquês

Autor: Jay Asher

Nota: ♥♥♥♥♥
Ano: 2009
Páginas:256
Editora: Ática
"Se meu amor fosse um oceano, não haveria mais terras.
Se meu amor fosse um deserto, você só enxergaria areia.
Se meu amor fosse uma estrela –tarde da noite, luz apenas.
E se meu amor pudesse criar asas.
Eu estaria voando nas alturas."
Resenha:
Hannah Baker se suicidou a pouco tempo e todos ainda sentem um incomodo na escola com a divulgação de sua morte. O que levaria uma adolescente a se matar? Provavelmente essa era a pergunta de muitos.

Clay Jensen, sempre sentiu uma atração por Hannah, infelizmente nunca teve coragem de falar para a colega o que sentia e agora definitivamente ele perdeu a chance que tinha enquanto ela estava viva.

Clay chega da escola e encontra um pacote endereçado a ele, ao abrir, encontra dentro de uma caixa de sapato 7 fitas de vídeo cassete.

Contando cada lado das gravações são 14, porém Hannah gravou apenas 13 lados das fitas, uma para cada pessoa.

Finalmente vão saber o que levou à sua morte....

Clay não sabe porque recebeu isso, como ele poderia ser um dos 13 porquês que levou Hannah a cometer suicídio? À cada fita que ouvia seu coração queria sair pela boca com medo de ser a sua vez e escutar a voz dela gravada dizendo qual erro ele cometeu.

O dia de Clay se torna longo, assustador... Escutar cada um daqueles tristes atos que cometeram com a Hannah o faz se culpar por nunca ter feito nada para ajudá-la.

Talvez Clay realmente não merecesse receber aquelas fitas, mas ele precisava escutar o que a Hannah tinha para dizer a ele.
"Por que você não me deixou em paz, Tyler? Minha casa. Meu quarto. Deviam ser lugares seguros para mim. Seguros contra tudo que estivesse do lado de fora. Mas você foi a pessoa que tirou tudo isso de mim. Bom… nem tudo.
A voz dela treme.
Mas tirou o que havia sobrado."
Opinião:
O livro é narrado pelo Clay enquanto ele escuta cada uma das fitas, nesses momentos temos as falas da Hannah contando sobre o que aconteceu com ela e ao mesmo tempo podemos ler os pensamentos do Clay.
Gostei do livro do começo ao fim!
A intenção do autor era aproximar o leitor dos personagens para sentirmos suas emoções e de fato a obra me proporcionou isso.
Ler os pensamentos do Clay em relação á tudo que ele escutava me deixou muito próxima do personagem, como se eu estivesse assistindo tudo, como se estivesse ao lado dele descobrindo todos os 13 motivos que levaram essa jovem a fazer uma loucura de acabar com a própria vida.
Cada acontecimento faz um extremo sentido, cada ato cruel que cometeram com a personagem são pontos que podemos ir ligando um ao outro, a todo momento as histórias se encontram e vão dando continuidade, vão crescendo e se tornando piores.
Sabe aquele livro que a gente lê e passa a pensar no nosso passado? Esse livro vai te fazer pensar na sua época de escola ou neste exato momento em que ainda está estudando. Será que algum dia você machucou alguém com as suas palavras ou com atitudes que podem ficar marcadas em alguém pelo resto da vida ou ser a gota d'água para essa pessoa desejar morrer ou fugir do mundo em que vive porque ao invés de ajudar você só piorou a vida dela? Passei dias pensando nisso, será que algum dia fui ruim com alguém a ponto de ser o motivo da infelicidade dessa pessoa? Por vezes a gente age sem pensar, machucamos quem não queremos e até fazemos de forma intencional, mas nunca procuramos pensar nas consequências.
Enfim, esse livro é espetacular!
Tem uma narrativa incrível e uma história extremamente envolvente que deveria ser lida por todos os adolescentes.
Espero que tenham gostado.
Até o próximo post.
Beijuuu,
Keth

37 Comentários

  1. Oi, Keth!

    Esse livro/filme está super bem-falado. Já vi inúmeras resenhas sobre ele e é impressionante a quantidade de literatura que gira em torno de suicídio de jovens. É muito difícil imaginar que no início da vida, quando tudo se veste de cores e todas as possibilidades estão à frente, alguém possa pensar em se matar, por mais cruel que possa ser a vida, as dificuldades, o que seja... Mas, é preciso entender, mesmo sem querer. É um processo muito pessoal e faz a gente se perguntar o que a gente não foi capaz de fazer para que o outro tenha se sentido tão oprimido que tenha pensando em deixar tudo para trás e cair nesse abismo! Muito perturbador!
    Abração, querida,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drica.
      É verdade... Espero que esse livro e a série ajude quem precisa, isso é muito sério.
      Beijos.

      Excluir
  2. Keth ainda não tive coragem de ler esse livro. ..

    Osenhordoslivrosblog.WordPress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro na minha lista de desejados há bastante tempo. Não resisti e assisti a série antes de ler o livro, mas em breve vou dar um jeito nisso porque eu simplesmente amei a série.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    https://construindoestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana.
      Tenho lido críticas positivas sore a série, pretendo assistir futuramente.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi keth tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro e saber que ele é narrado pelo ponto de vista de Clay, possibilitando que o leitor conheça até mesmo os pensamentos do personagem em questão me deixou ávida para devorar essas páginas! Fiquei bem curiosa para saber o que levou Hannah a cometer suicídio. Fiquei roendo as unhas para descobrir os 13 porquês kkkk
    Acho que vou esperar comprar o livro é ler antes de assistir a série, pois tenho receio de que não seja uma adaptação tão fiel assim.

    Beijinhos.

    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Realmente a série quase não é fiel ao livro. Pretendo assistir quando eu não me lembrar muito do livro, assim irei aproveitar mais a série.
      Leia sim, ele é muito bom.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oii Keth.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro. Mas ele me interessa bastante. Quase todos os livros que me interessam hoje em dia tem essa temática mais pesada relacionadas aos jovens.
    Fiquei absmada ao saber que ele era apaixonado pela Hannah. Não sabia disso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess.
      Eu amei o livro, é bem interessante. Sim ele tinha uma queda por ela, mas nunca fez nada a respeito...
      Beijos.

      Excluir
  6. Ainda não li esse livro pois não gosto muito de assuntos como o que é abordado mas sei da grande importância e influencia que ele pode carregar, e imagino que seja um baita tapa na cara!

    Adorei a resenha <3

    Beijos
    http://contudoeentretanto.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jé.
      Entendo... É bem assim mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  7. Gostei bastante do livro, mas acabei gostando mais da série, sabe, na adaptação exploraram um pouco mais os porquês as pessoas envolvidas nele. Muitos acharam que as mudanças na série não foram tão boas, mas eu achei que foi necessário, para poder passar o impacto do que as ações de alguém podem causar na vida de uma pessoa e como cada um reage de forna diferente a cada situação.

    Adorei a resenha!!

    Beijos
    coresliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Íris.
      Me disseram isso também. Mas, ainda não estou pronta para lidar com essas mudanças.
      Beijos.

      Excluir
  8. Adoro livros que nos forçam a refletir e pensar nos nossos próprios atos. E a maioria deles fala sobre suicídio e depressão, infelizmente. O livro é realmente maravilhoso, mas acho que não me chocou tanto quanto a série. Você já assistiu? Os episódios finais, então... É de desestabilizar qualquer um. Sua resenha ficou ótima!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.
      Não sou fã de livros assim, apesar de sempre gostar deles no final, encontro uma certa dificuldade de encarar assuntos assim.
      Ainda não assisti a série, irei ver futuramente.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Keth!

    Eu não li o livro ainda. Confesso que sempre achei o tema mega interessante, mas só depois de ver a série, que eu sei que tem algumas modificações, é que eu fiquei imensamente com vontade de ler! Amei sua resenha

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miii! Tudo bem?
      Então a galera me falou tanto dessa série que percebi que quase não se parece com o livro. Não estou preparada para assistir essas mudanças.
      Espero que goste da leitura.
      Que bom que gostou. Obrigada! ♥
      Beijos.

      Excluir
  10. Quero muito assistir a série
    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que a série é muito boa.
      Assista.. :)
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Keth, sua linda, tudo bem?
    As pessoas não têm noção do poder de uma palavra, o estrago que ela pode fazer na vida de uma pessoa. E os atos então??? Eu simplesmente não entendo. Não consigo ver porque alguém faz isso com outro ser humano. Porque a violência gratuita? Acho esse livro super atual e muito importante inclusive para ser discutido em todas as salas de aula. Acho que deveria ser leitura obrigatória. Precisamos mudar essa realidade. Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii. Estou bem e você?
      Que bom que gostou. Leiaaa... É um bom livro.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi!! Essa história mostra perfeitamente como uma simples atitude errônea pode acabar com a vida de alguém. Muito forte a mensagem. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  13. Oi Keth,
    Sabe que essa leitura não foi tão impactante para mim quanto a série vem sendo?
    Eu não consigo assistir sem chorar, eu não consigo nem maratonar.
    Estranho, porque o livro foi... Hum... Ok.
    Mas acho super relevante os temas abordados.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale.
      Algumas pessoas me disseram o mesmo que você. Espero gostar da série também quando assistir.
      Beijos.

      Excluir
  14. Parece um livro com uma história bem intensa, saiu a série agora, não? Estou mega curiosa para conferir esse livro, traz um tema importantíssimo e extremamente válido. Adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii.
      Leia o livro, ele é muito bom. Ainda não assisti a série, mas ela está super em alta.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá, Keth.
    Eu li esse livro logo depois de ler um com o mesmo tema, suicídio, e acabei não apreciando ele o tanto que gostaria. Mas acabei de assistir a série e gostei muito, achei até melhor que no livro porque na série temos uma visão mais ampla de tudo o que acontece, não só a visão do Clay.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil.
      Tem muita gente me falando isso, mas gostei tanto do livro que acredito não estar pronta para assistir, não estou pronta para encarar essas mudanças.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá, já ouvi falar no livro por causa da série mais antes não conhecia e só sabia por alto, nunca tinha lido uma resenha e posso dizer que se eu for conhecer os 13 porquês lerei o livro primeiro, assim saberei melhor. Já vai para minha lista.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila.
      Leia sim e depois compartilhe comigo! Irei gostar de saber o que achou da leitura.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oiii, Keth!
    Esse livro está na minha lista faz um tempo e cada vez que leio algo sobre ele me dá ainda mais vontade de lê-lo. Também quero ver a série.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Mi.
      Leiia e assista a série para me contar!
      Obrigadaa♥.
      Beijos.

      Excluir
  18. Quero muito ler esse livro, antes de assistir a série!!! Mas, como está demorando pra chegar meu livro, vou acabar assistindo, amei sua resenha e realmente espero que esta série e livro ajude às pessoas a pensar no que falam aos outros.
    Com carinho
    One

    ResponderExcluir
  19. Oi, One.
    Espero que leia e que goste do livro. Eu também espero que tanto o livro como a série façam à diferença.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro foi controverso para mim, apesar de eu adorar livros com esse tema e gênero, os personagens não me cativaram, foi uma leitura arrastada e cansativa. Tive mais pena do Clay do que da Hannah. Foi o típico livro que todo mundo ama, mas não me desceu. Acho que meu erro foi lê-lo depois de Por Lugares Incríveis, e acabei estabelecendo a eterna comparação inevitável. Mas que ele te faz refletir sobre as tuas próprias atitudes isso com certeza. Talvez eu fui com mutas expectativas. Mas não me arrependo da leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar o seu comentário! ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)