Olá, amores! 
Fiz uma visita à biblioteca Mario de Andrade aqui em São Paulo. Fiquei tão encantada que decidi compartilhar com vocês. 

Espero que gostem!
Imagem retirada do Google.


Entrada para a Biblioteca.

Escada para ter acesso a uma parte do prédio restrita.
Apenas funcionários e quando se tem visita guiada é que às pessoas conhecem este outro lado da biblioteca que guarda uma grande quantidade de livros que não se encontram no acervo circulante.

Exposição que estava em montagem no terraço da biblioteca.
Lá você pode ver toda a programação do mês para participar dos eventos.

Esta parte dá continuidade à área restrita.
Essa sala contém livros de artes, obras antigas e até raras, apenas bibliotecários responsáveis por essas obras que tem acesso à ela.
São entorno de 22 andares assim com diversos livros bem guardados. As salas são trancadas com porta contra fogo, foi especialmente criada para exercer essa função...

Além disso as portas são trancadas com senhas



Essa sala era antigamente usada por estudantes de direito, era exclusiva deles. As mesas eram grandes para ser confortável a quem fosse usar.
Hoje o espaço está desativado e se encontra apenas com essas fichas de obras que foram catalogadas anos atrás.

Além do espaço ser grande para os estudantes eles tinham acesso a está vista para fora da biblioteca onde vocês podem ver a calçada feita para à biblioteca! Nela está escrito Biblioteca em Ponto Cruz. Arte feita por Regina Silveira.
Imagem retirada do Google.
Está é a sala de artes, considerada uma das mais bonitas da Mario de Andrade.
Do outro lado da sala de artes com todo seu belo acervo voltado para à área, temos está vista onde podemos ver o Térreo e os andares superiores.

Aqui se encontra a sala de mapas, também de acesso restrito, mas alguns dos materiais podem ser usados caso a pessoa comprove a necessidade de vê-los.

Voltando para a Biblioteca/Sala de artes ela também mantém as fichas de antigamente e se encontra com um acervo bem extenso.
A coleção é de livros e CD's (apesar de serem poucos).





Agora voltando para o térreo e a estátua... Apesar de sua beleza e ter participado de uma premiação cuja a qual foi ganhadora ela não foi pensada para fazer parte da biblioteca, a estátua quebra todo o padrão que tem do prédio, mas poucos notam isso, muitos se encantam com  "A Leitura" e acreditam que ela faz parte da Mario de Andrade quando na verdade ela foi um presente da Lenira Fracaroli.

No mesmo lugar ao lado esquerdo, bem na entrada da biblioteca temos este espaço que é para devolução de livros que os próprios usuários fazem.
Dá para notar o aproveito da tecnologia em beneficio ao publico e funcionários.

Do outro lado andando por um corredor muito bonito podemos conhecer a biblioteca de fato!
Neste espaço os leitores encontram os mais diversos assuntos de livros e filmes onde mais uma vez fazem sozinhos o empréstimo e a devolução.

As mesas tem luzes especiais pensadas nos usuários.
Ela traz conforto aos olhos, não deixa à vista cansada e sua emissão de claridade não é forte o que além de não prejudicar quem muito estuda e lê, também preserva a qualidade dos materiais do acervo (os livros).

Para quem não sabe a luz diminui a vida do livro, por isso devemos tomar cuidado quando vamos em lugares assim. É terminantemente proibido tirar foto com flash! Se lembrem disso quando forem à biblioteca.

Tudo o que se encontra na cor VINHO foram mudanças feitas ao longo do tempo, a cor também sinaliza que se for necessário isso pode ser retirado com segurança sem prejudicar o prédio.
Interessante, né?

Do lado direito tem mesas e computadores que podem ser usados... Acabei me esquecendo de tirar foto deles para vocês... Ficarei devendo.

Existe uma parte da biblioteca onde podem ler e estudar com uma vista linda para o verde e também vista para o prédio de 22 andares de armazena uma quantidade vasta de obras (aquela área restrita que mostrei no comecinho do post).




Para quem tiver curiosidade... Na rua debaixo da biblioteca tem o segundo prédio que comporta microfilmes, jornais antigos e novos.
Nesse prédio tivemos algo único! Um dos funcionários havia achado naquele mesmo dia um livrinho e um documento que acreditam ser raro!
O documento é este que se encontra ao lado direito da imagem, foi digitado por Mario de Andrade e tem à sua assinatura.
Já o livrinho ao lado esquerdo da foto, foi escrito por alguns autores não muito conhecidos, mas por levar entre eles o nome da Lenira Fracarolli falando sobre Bibliotecas Escolares Infantis pode ser talvez um material de pouca tiragem com participação dela.


Esse é um dos jornais que fica em caixas especiais para serem preservados.



Para mais informações sobre a biblioteca e sua história vocês podem acessar o site clicando aqui.
Espero que tenham gostado e se algum de vocês forem daqui de Sampa espero que visitem a Mario de Andrade e que compartilhem comigo à experiência.

Até o próximo post.
Beijuu,
Keth

10 Comentários

  1. Olá!
    Esse biblioteca é linda. Adoro passar um tempo por lá :)

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  2. Que incrível! Sempre sonhei em visitar uma biblioteca assim, ainda mais essa que é cheia de história e carrega dentro as nossas paixões por leitura! Amei sua visita!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei incrível essa visita. Foi ótima! Espero fazer mais visitas assim para compartilhar com vocês.
      Beijos.

      Excluir
  3. Que passeio lindo, Keth!! Muito bacanca conhecer mais esse cantinho de SP através do seu olhar :) E que venham mais passeios! <3
    Bjs,
    Rebeca

    http://blogpapelappel.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que mais passeios venham logo! Amei esse e espero compartilhar mais com vocês.
      Beijos.

      Excluir
  4. Ai que delicia.
    Quem sabe um dia terei a oportunidade de conhecer uma biblioteca assim

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ter siim, Babi!
      Espero que conheça uma mais encantadora que essa e que ame.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Keth!! Tão pertinho de casa!! Eu adoro a Mario de Andrade já peguei muito livro emprestado por lá e praça em que ela está é tão bonita <3 Que legal o seu passeio!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que lá é perigoso,Mi... Se não visitaria bastante.
      Beijos.

      Excluir

Obrigada por deixar o seu comentário! ♥
Caso tenha um blog deixe aqui o link para eu conhecer. =)